sábado, 18 de setembro de 2010

Terceiro dia - New York!

Eitcha que hoje eu tô numa preguiça tão grande. Acho que faz alguns séculos que não durmo até 11:30 da manhã. Eu estava precisando tirar o atraso do sono. Antes de falar sobre o terceiro dia em NY, vou dizer que meu dia ontem foi uma delícia. Estava assistindo minha aula de inglês e fomos avisados que estava havendo a gravação de um programa na cozinha da escola (minha escola também tem aulas de culinária, dança, computação...). Fomos convidados para participar da platéia. Rapaz, que presente maravilhoso. 4 chefs de renome internacional fizeram pratos maravilhosos alí, ao vivo para a platéia e depois experimentamos de tudo... hummmmmm... Eu até tirei foto com um dos chefes, Gordon Hamersley (http://www.starchefs.com/features/bistro_night/html/index.shtml) mas foi pelo celular e não sei passar pro computador. Irei postar a foto no meu facebook.

Depois dessa comilança toda fui pra casa pois havia combinado um almoço com uma amiga mexicana, a Cecília. Tadinha, eu já tinha comido "de um tudo" do bom e do melhor e agora eu iria ser a chef. Chegando em casa abrimos um "vinho rojo" e comecei a cozinhar algo às 14h. Conversa vai e vem, taças de vinhos, appetizers, risadas, Lenine cantando e dançando pra gente no DVD e um punhado de (4) horas depois fomos almoçar. Depois mais conversa, músicas, fotos da família e amigos, histórias e mais um punhado de (3) horas e fui na estação do metrô encaminha-la para sua casa. Dia mais que agradával, fiz minha obrigação diária com o inglês e depois foi só alegria.

Aguardem, já passei pela Bollywood party à 5 posts atrás (festa dos indianos da turma do MIT) e hoje teremos a Japanese party. Eita, quero nem pensar que vou com tudo nos sushis, não simples sushis, mas sushis feito pelos próprios japas. Aqui em Boston comida japonesa é very expensive, é luxo demais ir num restaurante japa. Então, próximos post falarei da festa. Mas voltado a NY.
3th dia em NY: Começamos o dia tomando nosso cafezinho da manhã no Zabars, que é uma lanchonete e tem um mercado em anexo, ou é um mercado que tem uma lachonete em anexo, não importa, o importante é que a comidinha era uma delícia, saudável e bem baratinha (http://www.zabars.com/). Nosso hotel não servia café da manhã, então todos os dias comíamos no Zabars. A programação de hoje foi decidida no dia anterior, já que estávamos caminhando muito, e ainda tinha muita coisa pra fazer, preferimos pegar aqueles ônibus de turismo, que tem o teto aberto, e fazer tudo sentadinho, assistindo de cima. Que dizer, desceríamos em alguns locais e visitaríamos e voltaríamos pro ônibus. Foi uma ótima escolha, cara mas ótima. É legal que você passa por todos os pontos turísticos da cidade e as perninhas agradecem demasiadamente pelo descanso (http://www.newyorksightseeing.com/). O passeio era dividido em 4: Uptown, downtown, Brooklyn e Brooklyn noturno. Só não fizemos o Brooklyn porque não havia tempo hábio pra isso.
Uptow vai da 5th Av. para a parte de cima de Manhattan. Fomos beirando o Central Park boa parte do caminho. Passamos por diversos locais bacanas, mas não dava pra descer em todos pois o passeio duraria uma vida. Passamos em frente do Teatro Apollo no bairro do Harlem, passamos em frente a casa do homem mais rico do mundo. A casa fica bem em frente do MET (falarei do MET no 4th dia), é um prediozinho de 3 andares, nada pomposo. Passamos em frente ao Guggenheim Museum e essa foi outra atração que não conseguímos ir, uma pena, vai ficar pra próxima.

Downtow vai da 5th Av para a parte de baixo da cidade. No meio do caminho paramos pra almoçar num restaurantezinho que parece daqueles bem tradicionais antigos de bairro. Minha gente, era tanta comida que saímos de lá rolando. Voltamos pro ônibus e a próxima parada foi o Ground Zero (WTC). Sem palavras. Sente-se no ar um peso de tudo que aconteceu alí, e a devastação foi grande, o terreno é enorme. Fomos na igreja vizinha ao terreno e foi lá ficaram muitos voluntários e tem várias fotos e relatos. Ao lado tem um memorial que conta um pouco da história dos atentados. Tem um certo silêncio em toda aquela área. Esqueci de contar, mas no dia que chegamos em NY pegamos o metrô e ficamos um tempo perdidos, e em um momento saímos do metrô pra ver onde estaríamos no mapa e saímos bem em frente ao WTC. Eu não sabia que estávamos lá, so senti um arrepio na pele, foi quando Rodrigo falou que a gente saiu bem na frente aos atentados. Que loucura! De lá seguimos para a Wall Street, centro financeiro de NY, onde fica a Bolsa de Valores e o famoso "touro"onde todos querem tirar fotos. Na sequência caminhamos até o Battery Park, local onde saem as barcas pra Estatua da Liberdade. Mas não fomos na Estátua, fomos ver a Sphere, Escultura de metal que ficava localizada entre as duas torres do World Trade Center. Ela foi resgatada em meio aos escombros e relocada para o Battery Park. Sem reformas, ela está lá como um memorial para as vítimas do 11 de setembro junto com uma chama que nunca se apaga. Continuando o passeio de ônibus passamos em frente ao prédio das Nações Unidas e descemos no Central Park pra curtir um pouco e descansar. Já seguimos pro passeio noturno no Brooklyn. Gostei do que vi, a cidade parece bem mais tranquila que NY.

Meu povo, foi isso. O terceiro dia finda aqui. Próximo post falarei do último dia em NY e então voltaremos com a rotina.